quinta-feira, 4 de julho de 2013

EVENTOS - COLEGIADO DE HISTÓRIA

Os ultimos meses têm sido movimentados no Colegiado de História do Campus X, o coletivo de professores e estudantes têm buscado dinamizar as discussões promovendo eventos e seminários que contribuem com os debates contemporaneos que são refletidos no curso de História, em Maio deste ano promovemos as IV Noites Negras, um projeto organizado pelo Colegiado de História através dos componentes curriculares de Tópicos em Estudos de África. Este é um evento que desde 2009 se propõe a discutir problemáticas relacionadas à discriminação social, preconceito racial e cultural, refletindo sobre elementos históricos destas questões além de evidenciar a necessidade de se pensar a sociedade atual neste contexto. Em sua IV edição, o projeto “Noites Negras” teve como objetivo discutir a questão do preconceito racial e a intolerância religiosa, problemáticas bastante atuais e relevantes do ponto de vista social e acadêmicos.

É válido ressaltar também, a participação dos acadêmicos de História na VI edição das Quintas Acadêmicas: Divulgação e Memória, promovido pelo NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus X, coordenado pela professora Drª. Minervina Joseli Reis. Neste evento foram divulgados e socializados, com a comunidade acadêmica, pesquisas e relatos de experiencias dos trabalhos desenvolvidos no Colegiado, como a atuação dos estudantes em programas de Iniciação Cientifica, Projetos de Ensino e Extensão, Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e outros.

Tivemos oportunidade uma oportunidade singular de socializar experiencias e aprendizados construidos em um campo novo que vem sendo apresentado ao curso de História do Campus X, o contato com a comunidade surda de Teixeira de Freitas, através dos estudos da Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS, que vem sendo meidiada pela professora Guilhermina Elisa Bessa também coordenadora do nosso colegiado.

No último dia 19/06 foram realizados um minicurso sobre História Socioeconômica da Bahia e uma Conferência sobre "Economia e Cultura do Candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros (1850-1937)" ambos ministrados pelo Prof. Dr. Flávio Gonçalves dos Santos (UESC), os eventos foram as primeiras ações do Laboratório de Estudos em História Socioeconomica da Bahia - LAEHSB, coordenado pelo Prof. M.Sc. Halisson Gomes da Fonseca, com o objetivo de nos aproximarmos das discussões referentes a história da Bahia, almejando o aumento das pesquisas sobre a história regional e local não somente em estudos contemporaneos como também no periodo colonial referente a Capitania de Porto Seguro, visto que a produção sobre nossa região nesse periodo histórico ainda é pequena. As discussões empreendidas no minicurso e na conferência foram relevantes, uma vez que são poucas as oportunidades que oferecem reflexões ricas sobre temas pouco debatidos em nosso campus. Destcamos a participação considerável dos estudantes do curso de história de todos os períodos e também de egressos que estiveram presentes.

Fiquem atentos, vem mais por aí... Em Agosto teremos o III Cóloquio de História e em Setembro o 1º Encontro Estadual de História do Campus X com o tema Sociabilidades e Culturas.

Divulgaremos mais informações.

Monitora - Tamires Pereira - Hist. IX

Nenhum comentário:

Postar um comentário